Coleção 7 . Julho 2022

Luisa Zucchi & Frederico Ravioli

Ensaios de Julho, 2022
Luisa C. Zucchi
Frederico Ravioli

Luisa Zucchi

Humor Pastel . Luisa Zucchi

Pequeno texto sobre: As questões relativas à leitura da imagem sempre me foram muito caras e, hoje, são, pra mim, incontornáveis.

A prática de ler imagens se dá a partir do entendimento de uma outra gramática, com a qual não temos tanta familiaridade. É justamente essa relação entre o familiar e o outro que busco investigar em minhas fotografias. Como acentuar sutis estranhamentos cômicos em cenas "corriqueiras"? Como provocar o olhar e instigá-lo a percorrer novamente a imagem a fim de desvelar sua gramática? Nesse movimento, elementos visíveis e invisíveis podem ser percebidos e, dessa forma, complexificar a rápida apreensão da imagem. Em um contexto contemporâneo de superabundância imagética, parece-me crucial se valer daquilo que o crítico russo Viktor Chklovsky denominou um dos procedimentos da arte: sua capacidade de "aumentar a dificuldade e a duração da percepção".

Minha exploração visual, com frequência, tem como mote as próprias cidades, posto que elas se constroem a partir de imagens e de seus processos acelerados e automatizados de produção e consumo. "Humor Pastel": um ensaio a princípio estranho, mas engraçado. Despretensioso como o nome sugere, o presente ensaio fotográfico, combinado com os títulos que acompanham as imagens, move-se na fronteira entre o corriqueiro, o cômico, o estranho e também o instigante, na medida em que convida o interlocutor a preencher lacunas e se envolver no mistério. Não é rosa choque. É pastel. Rosa, azul, amarelo pastel. Colorido o suficiente para convocar nossa atenção, leitura e percepção crítica das imagens e, na melhor das hipóteses, também do mundo fora delas.

Luisa Carvalho Zucchi é arquiteta e urbanista (FAU-USP).  Em seu tcc abordou as representações imagéticas da arquitetura, contrapondo às tradicionais imagens comissionadas/comerciais aquelas menos presentes nos imaginários arquitetônicos - que carregam contextos, usos, e marcas de seus habitantes e tempos. Foi professora assistente na Escola da Cidade (2021). É militante do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto). Mestranda na FAU-USP. Investiga visualmente as cidades transformadas pelas lógicas da mercadoria e do consumo, em um esforço de localização crítica dentro do contexto do capitalismo e de reflexões para a sua superação.

Frederico Ravioli

Noturno . Frederico Ravioli

Noturno, borrado. Trilhos, Navio, Quebra Mar, Família, Parque, Tokyo, Mergulho, Fantasma, Campo. À noite, enxergamos mal. Vultos. Borrões. À noite, a câmera fotográfica e suas longas exposições tende a borrar o movimento.

No ensaio fotográfico de Frederico Ravioli, a nitidez da prata é suplantada por um rastro do fugaz. Como ele mesmo explica: "Se a câmera é isso que captura a imagem perfeita, cristaliza o momento exato do mundo, fico buscando usar a fotografia de outra maneira. Como se, pelo processo, pela forma, quisesse falar que, na verdade, essa realidade capturada é espessa, é fugaz, ela não está naquela nitidez da prata". Com efeito, em "Noturno", o que encontramos é um esforço por borrar a realidade que nos contorna. Fred intencionalmente lança mão de filmes vencidos, câmeras e lentes de baixa qualidade, às vezes mexidas - como é o caso de sua Holga 120, utilizada nesse ensaio. Resultam daí fotografias quase pré-figurativas. Fotografias cheias de textura. Pontinhos, números e outros resquícios do filme que marcaram a película 120 e revelaram-se nas fotos, como explica o artista plástico paulistano.

"Noturno", ensaio de Frederico Ravioli, produzido e curado pelo Espaço Sem Nome, é composto por 10 fotografias analógicas, 120mm, que passaram por um processo de digita

 

Frederico Ravioli é artista plástico e professor da arco escola- cooperativa. Formado em bacharel e licenciatura pela UNESP, trabalha com infláveis de lona plástica, escultura, fotografia e performance, várias vezes levando suas produções para o interior de manifestações e protestos.